segunda-feira, 28 de maio de 2012

Prefetura de Ribamar: descaso com escola no Miritiua

A interminável obra prefeitura de São José de Ribamar

Prazo da obra orçada em R$ 2.103.048,86  era de  11 meses e já dura quase 3 anos.
Por Hilton Franco
Placa na entrada da escola informa prazo e valor da obra.Foto:Hilton Franco
Interior da escola não foi visto nenhum trabalhador.Foto:Hilton Franco

No dia 28/05/2011, o titular deste site publicou uma reportagem sobre a construção de uma escola pública no Miritiua, na zona rural do município de São José de Ribamar, que completava dezesseis meses de construção e não havia sido concluída dentro do prazo de 11 meses.
Com a divulgação da notícia na época, Glaúcio Ericeira, da assessoria de imprensa do prefeito Gil Cutrim (PMDB), nos encaminhou a seguinte nota:
A obra de construção da Escola Municipal do Miritiua, que está sendo custeada com recursos próprios do município, não parou, não. O que aconteceu foi a diminuição do ritmo de trabalho em função de um erro arquitetônico da construtora vencedora da licitação. O referido problema já foi solucionado e a obra já retomou seu ritmo normal. A unidade de ensino, Hilton, será inaugurada nos próximos meses.
Pura lorota. Exatamente um ano depois da matéria a obra continua sem ser concluída. “No canteiro de obras não é visto um trabalhador desde o começo do ano de 2012 e isso aí já tem mais de dois anos e seis meses”, disse um morador local.
No local uma placa informa que o prazo para conclusão da obra era de 11 meses. O prazo ficou só na placa. A obra interminável orçada em R$ 2.103.048,86 está prestes a completar três anos e não tem data para ser concluída.
A obra foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Luís Fernando, atual chefe da Casa Civil, no governo de Roseana Sarney(PMDB)  e caminha para se tornar mais um elefante branco no Maranhão.
Saiba mais
Clique Nota

domingo, 27 de maio de 2012

Chapa da Oligarquia Sarney em Ribamar: Gil e Eudes

Gil Cutrim já tem vice indicado em Ribamar…

 Prefeito, com candidato a vice e aliados

O ex-secretário da Receita, Eudes Sampaio (PTdoB), será o companheiro de chapa do prefeito Gil Cutrim (PMDB) na campanha pela reeleição.
A escolha de Eudes foi oficializada em reunião dos líderes dos 20 partidos que apoiam a candidatura de Curtrim, ontem à noite.
Eudes Sampaio foi secretário na administração de Luís Fernando Silva´e continuou exercendo importantes cargos na gestão de Gil Cutrim, até se desoimcopatibilizar, em abril.
A homologação da chapa Gil CVutrim/Euydes Sampaio será feita na convenção, no mês de junho…

domingo, 20 de maio de 2012

Quem será o vice na chapa de Gil Cutrim?



A disputa pela vice na chapa de Gil Cutrim ( PMDB) continua  gerando indefinição entre os governistas.  De um lado, está o ex-secretário da Receita municipal, Eudes ( PTdoB), que é o indicado e homem de confiança  do  ex-prefeito Luis Fernando. Do outro, o ex-vereador Malheiros (PRTB) que tenta viabilizar sua indicação através do apoio de alguns vereadores e  comunitários.
O  fato é que Eudes (PTdoB) já derrotou o Secretário de Planejamento Rodrigo Valente, que tentou viabilizar sua candidatura com o apoio do próprio Gil Cutrim. Agora  Eudes enfrenta  o ex-vereador Malheiros que não aceita um estranho na política ribamarense como vice.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Prefeito de São José de Ribamar Pratica Crime Eleitoral no Parque Vitória


Gil Cutrim distribui presentes para mães no Parque Vitória num ato inédito no bairro

    O prefeito Gil Cutrim (PMDB) aproveitou o dia das mães para visitar o Parque Vitória, bairro localizado na zona de limite entre os municípios de São José de Ribamar e São Luís. Não foi de mão abanando, levou presentes para distribuir para moradoras da área onde se concentra um grande número do eleitorado ribamarense.
    Cutrim, filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado e sobrinho do desembargador Raimundo Freire Cutrim, ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral, participou da festa das mães pela primeira vez no bairro. No ano passado, quando já ocupava a cadeira de Prefeito, assumida com o afastamento do prefeito eleito Luiz Fernando Silva, o ex-vice prefeito deixou as mães órfãs no Parque Vitória. Na chefia da Casa Civil do governo do estado Silva se tornou uma espécie de tutor do atual prefeito de São José de Ribamar.
    De acordo com a Lei 9.504/1997, desde o dia 1º de janeiro está proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, "exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior".  A execução financeira e administrativa destes programas têm que ser acompanhadas pelo Ministério Público Eleitoral. Pelo menos é o que dita a lei.
    Ainda segundo o calendário, a partir do dia 26 de maio, 15 dias antes da data deinitiva para que o partido escolha candidato, os postulantes a candidato nas eleições de outubro podem realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome. Por sua vez, não é permitido o uso de rádio, televisão e outdoor com tal objetivo.

sábado, 5 de maio de 2012

Ministério da Saúde suspende repasse para São José de Ribamar e mais 15 municípios do MA.




02/05/2012 20h26 - Atualizado em 02/05/2012 20h26

Do G1 MA
 
O Ministério da Saúde suspendeu o repasse de recursos relativos ao mês de março para o custeio de equipes que atuam na chamada Estratégia Saúde da Família (ESF), em 16 cidades maranhenses: Alcântara, Codó, Duque Bacelar, Estreito, Formosa da Serra Negra, Igarapé Grande, Jatobá, Junco do Maranhão, Pio XII, Primeira Cruz, São José de Ribamar, Tuntum, Urbano Santos, Viana e Zé Doca. A suspensão dos incentivos financeiros foi motivada por duplicidade de cadastro de profissionais da ESF, apontada pelo Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES).
A medida faz parte da fiscalização aplicação de recursos da Atenção Básica e é realizada sempre que o Ministério identifica irregularidades na gestão de estratégias e programas por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com a medida, os municípios deixaram de receber a parcela de março do incentivo financeiro correspondente ao Piso de Atenção Básica (PAB) Variável e também das equipes e agentes que apresentaram problemas no SCNES.
Em todo o país a suspensão atingiu 272 Equipes de Saúde da Família, 270 Equipes de Saúde Bucal e 1.882 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) em 307 municípios.
No Maranhão, a cidade mais atingida foi Formosa da Serra Negra, município do Alto Mearim, localizado a 481 quilômetros da capital maranhense. A cidade teve o repasse de março suspenso para 24 Agentes Comunitários de Saúde (ACS), uma Equipe de Saúde da Família (ESF) e outra de Saúde Bucal (ESB).
Codó, Duque Bacelar, Primeira Cruz, Vargem Grande e Viana. A transferência dos recursos federais é restabelecida assim que os gestores locais do SUS comprovam, ao governo federal, que as inadequações foram solucionadas.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PTC de Ribamar reafirma apoio a Gil Cutrim



Blog do Jonh Cutrim




 Membros do PTC de Ribamar com Gil Cutrim

Membros do diretório municipal do PTC de São José de Ribamar confirmaram, durante encontro realizado esta semana, total apoio a candidatura à reeleição do prefeito Gil Cutrim (PMDB).
A decisão dos trabalhistas cristãos ribamarenses ocorreu de forma unânime e reflete o entendimento do diretório estadual do partido, comandado pelo ex-deputado Edivaldo Holanda (presidente) e pelo deputado federal Edivaldo Holanda Júnior, que também apoiam o projeto de reeleição do prefeito.
“O PTC decidiu compor o arco de alianças partidárias em favor da reeleição do prefeito Gil por entender que o mesmo trabalha com transparência, ouvindo o povo e para o povo e que São José de Ribamar merece continuar vivendo esta fase importante de desenvolvimento”, afirmou o presidente do diretório municipal, Irmão Domingos.
Além dele, participaram do encontro, que contou com a presença do próprio Gil Cutrim, vários pré-candidatos da legenda a uma vaga na Câmara Municipal de São José de Ribamar.
Além do PTC, a candidatura à reeleição de Gil Cutrim conta com os apoios de dezenas de outros partidos, dentre eles PMDB, PV, PTB, PP, PR, DEM, PT, PMN, PHS, PTN, PRP, PSD, PSL, PSC, PT do B, PSDB, PRB e PSDC; dos 11 atuais vereadores ribamarenses e de mais de mil lideranças comunitárias de diversos bairros da cidade.
“Este grupo político é unido e, hoje, já se configura como o maior já registrado na história de São José de Ribamar. Agradeço a confiança que recebo diariamente dos políticos ribamarenses, que também contam com o apoio do povo por trabalharem de forma séria e transparente”, avaliou o prefeito.