quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Prefeito Gil Cutrim revela "caos" em São José de Ribamar

Manifestação de professores do município


 Blog do Mardem Ramalho



O que leva o Prefeito Gil Cutrim a declarar situação de caos na cidade balneária do Santo José de Ribamar?

Sim, pois, até bem pouco tempo a cidade seria espécie de ‘Curitiba maranhense’ ou ainda o paraíso na terra, um modelo de cidade e de administração.

De uma hora pra outra, como num passe de mágica, de acordo com o próprio prefeito a cidade estaria um “caos”.

Disse o prefeito Cutrim em declarações a um Blog local “as medidas que estamos adotando visa, tão somente, evitarmos este cenário de caos em São José de Ribamar”.

Caos? Como isso pode acontecer?

Logo em São José de Ribamar, cidade modelo da administração ‘sarneysta’ no Maranhão.
Oligarquia Sarney de Ribamar
Cidade em que o Super Secretário Chefe da Casa Civil de Roseana, Luís Fernando Silva governou com mãos de ferro por duas gestões seguidas e quando saiu diz ter deixado algo em torno R$ 19 milhões de reais no caixa da prefeitura.

Cidade que foi apresentada a mais de uma centena de prefeitos em recente Seminário ‘tabajara’ promovido pelo Governo do estado como cidade em que os prefeitos deveriam se espelhar como modelo administrativo.

Cidade em que o prefeito foi reeleito com 69% dos votos e que toda essa gente recebe agora a notícia do “caos” administrativo.

Sintomático é que hoje a cidade amanheceu sob protestos de professores e trabalhadores em educação da rede municipal.
Eles exigem o abono salarial que foi prometido pelo prefeito há alguns anos e reforçado antes e durante todo o período eleitoral. O Abono vem a partir de sobras dos recursos do FUNDEB e que não foi pago como prometera até o dia 16 de Novembro.

A proposta de saída do prefeito foi mais que espetacular e demagógica que nunca.

Propõe o prefeito reduzir os salários dele próprio e de seu secretariado e ainda de todos os Servidores comissionados do município.

Piada de muito mau gosto essa de transferir a culpa pela má administração do município para os trabalhadores municipais mesmo que lotados em Cargos Comissionados, isto é, de confiança do próprio prefeito.

Sabe-se que nesse meio existe a turma que trabalha e a que não trabalha. E esses últimos é que segundo o desejo do prefeito pagarão pelo erro de poucos.

Para uma cidade que quer ser apresentada como cidade do modelo sarneysta de governar parece que ainda está longe daquilo que por hora apenas midiaticamente diz ser.

Nada mais que isso.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Estelionato eleitoral de Gil Cutrim é denunciado pela oposição em Ribamar


Blog do Bóis

Rua Nossa Senhora da Vitória: obra com prazo de duração eleitoral
    Trinta dias após a ser reeleito para permanecer à frente da prefeitura de São José de Ribamar até 2016, começa a ruir a plataforma de retidão administrativa que serviu de palanque para Gil Cutrim (PMDB).
    Exemplo deste desmoronamento é a obra de pavimentação da rua Nossa Senhora da Vitória, que liga do Parque Vitória à MA-202, na Maioba. No período de campanha, a prefeitura de São José de Ribamar praticou atos de má gestão do erário, aplicando uma camada tênue de asfalto, insuportável até a gotas de suor destilada pelos carentes moradores da área.  Não foi preciso nem trinta dias para que os sinais da obra mal feita aparecessem.
Lixo no Parque Vitória: colégio eleitoral de S. J. de Ribamar
       Reeleito para mais um mandato Gil Cutrim engaveta compromissos de campanha agravando o desemprego no município com a dispensa de "gordura" na folha de pagamento, segundo justifica. Cutrim foi eleito com a chancela do ex-prefeito Luiz Fernando Silva.
Retrato fiel da administração aprovada pela imprensa aliada
     Em quase todos os compromissos de campanha, Gil Cutrim compareceu acompanhado do chefe da Casa Civil do governo do estado. Bem avaliado pela população do município de São José de Ribamar com a colaboração da imprensa acrítica, e venal, Silva soterrou os adversários injetando recursos de maneira indireta na campanha do afilhado político.
    Um exemplo dessa ajudinha foi o lançamento da construção do centro de capacitação tencológica do Maranhão, Cetecma, no bairro do Mutirão. Inauguração de praças e obras até então paradas contribuíram para elevar a votação do mandatário do município da região metropolitana de São Luís.
    Pertencente ao grupo do senador José Sarney, o prefeito e o ex de São José de Ribamar perpetuam o velho estelionato eleitoral aplicado pelo político inspirador quando ocupou o Palácio do Planalto, repetido nas eleições de 2010 pela governadora Roseana Sarney com a Refinaria Premium, de Bacabeira.
    Incautos, os adversários de Gil Cutrim nas urnas declararam à Justiça Eleitoral que pretendiam gastar até o limite de R$ 1 milhão, cifra indêntica à previsão do prefeito em busco da reeleição. Com uma oposição desse nível, Gil Curtrim subiu ao pedestal santificado. Não será fácil demonizar o filho do "eterno" (como gosta de repetir a classe política maranhense) presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. 
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Prefeito de S.J. de Ribamar mente para professores e não paga 14º salário

Por Otaniel De Jesus Pereira
Extraido do Facebook, em 22/11/2012

Como servidor público municipal, exercendo a função de Professor, lamentavelmente, quero registrar o meu repúdio ao comportamento do Prefeito de nossa cidade, que depois ganhar as eleições virou pelo avesso, inverteu os valores e se manifestou como um autêntico CARRASCO.

Hoje ele fez uma reunião com  nós, professores, para falar sobre o 14° salário, que é um direito nosso e que foi aprovado por Lei. Grande foi a nossa decepção quando o prefeito, filho do presidente do TCE, disse que não iria pagar o 14° salário porque o Fundo de Participação dos Municípios tinha sido reduzido.  

Disse também: - que nem Deus faria ele mudar de idéia e se nós quiséssemos poderíamos fuçar nos sites informativos e verificar que o FPM foi reduzido.

O que se observa é que o prefeito Gil Cutrim está colocando CHIFRE NA CABEÇA DE CAVALO, pois suas colocações não tem justificativa, considerando que os recursos do FUNDEB não diminuíram como ele tenta passar para o povo ribamarense, conforme consta no quadro abaixo.


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Luis Fernando é o Candidato Laranja dos Sarneys


Primeira palestra do evento foi proferida pelo secretário-chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva.


20 de novembro de 2012 às 09:52
O deputado federal Francisco Escórcio disse ontem a um grupo de jornalistas, na abertura do Seminário de Integração do Estado com Municípios, que o Conselho Político criado pela governadora Roseana Sarney para tratar da sucessão estadual “não vale nada”.

Segundo Escórcio, o conselho político do grupo ao qual pertence que não tiver a presença do presidente do Senado, José Sarney; do ministro Edison Lobão e dele próprio não deve ser levado a sério, por não possuir valor.

“Sarney tem me dito todos os dias que o candidato ao governo em 2014 é Edison Lobão; portanto, o secretário Luís Fernando Silva é apenas candidato a candidato, como existem outros, e não o candidato como tentam passar”, frisou.

Chiquinho Escórcio observou que Roseana Sarney prometeu fazer o melhor governo da sua vida e que ela deve se preocupar em fazer o que prometeu para depois pensar em lançar candidato à sua sucessão.

Para o deputado federal, “Luís Fernando é apenas um bom técnico, candidato a candidato. Se a governadora, de fato, estiver forte ao final do mandato terá legitimidade para indicar o candidato. Mas ela precisa começar a trabalhar porque até agora não existe nada de extraordinário”, enfatizou.
Escórcio deixou claro que se o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, estiver em condições normais de saúde em 2014, será o candidato do grupo ao governo. “Converso todos os dias com Sarney e ele tem dito que o candidato é Lobão”, afirmou.

O parlamentar adiantou, no entanto, que essa questão somente deverá ser definida no início de 2014.
Ao descredenciar o Conselho Político criado por Roseana Sarney para tratar da candidatura do secretário Chefe da Casa Civil, Luís Fernando, o deputado acrescentou que se trata apenas de um bom nome, mas que a preferência seria para Lobão.

domingo, 18 de novembro de 2012

Oposição Ribamarense faz reunião

Os partidos, que compõem o bloco do de oposição: PCdoB,PDT e PRTB estiveram reunidos, neste final de semana, para avaliar o resultado das eleições no município e, também, para dar inicio às conversações sobre 2014.

Em tom de descontração, os participantes foram se manifestando. A começar pela anfitriã da reunião, Elane Frazão-PRTB, que destacou a importância da manutenção e ampliação do número de partidos para comporem o bloco de oposição.

Zé Antonio, que foi candidato a Vice prefeito, disse que - chegou a hora dos partidos de oposição de São José de Ribamar lançarem um nome para disputar a a eleição proporcional em 2014.

O Secretário de Finanças do PCdoB, Anestor Lima, deu enfoque, na sua fala, aos problemas organizativos que ocorreram no transcorres da campanha eleitoral.

O Vice Presidente do PDT municipal, Adelman Matos, propôs que se desse inicio, logo, aos preparativos para o pleito de 2014, pois, para ele, uma vitória em 2014 é meio caminho andado para conquistar a prefeitura em 2016.

Além dos citados, estavam presentes no encontro Anderson, Bruno, Malheiros, Gardel, Zezeca, Divalmir e Fonseca.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 01 de dezembro.

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

As derrotas de Sarney no Amapá e Maranhão

João Bosco

O grupo político do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), foi derrotado nas principais cidades do Maranhão e do Amapá, para onde ele transferiu o domicílio eleitoral na década de 90. Seus aliados foram derrotados nas capitais dos dois Estados onde ele construiu sua trajetória política – em São Luís, no Maranhão, e em Macapá, no Amapá.
Em Macapá, uma frente partidária, que uniu PSOL, DEM e PSDB, derrotou o atual prefeito, Roberto Góes (PDT), que tinha o apoio de Sarney. Góes perdeu para Clécio Luís (PSOL), que tinha o apoio do senador Randolfe Rodrigues (PSOL), por uma diferença de apenas 1% dos votos.
Góes foi preso durante a Operação Mãos Limpas da Polícia Federal, em 2010, e passou dois meses na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Ele fazia campanha sob uma restrição judicial que o impedia de frequentar bares e restaurantes à noite e sair do Estado sem autorização de um juiz – notícia que levou à censura deste blog.
Na capital do Maranhão, São Luís, o candidato da governadora Roseana Sarney (PMDB) – seu vice-governador, Washington Oliveira (PT) – acabou em quarto lugar, ficando de fora do segundo turno.
Além disso, Sarney foi derrotado em três, das quatro maiores cidades maranhenses: Imperatriz, Caxias e Timon. Venceu apenas em São José de Ribamar, onde reelegeu o prefeito Gil Cutrim (PMDB).
O resultado da eleição no Maranhão mostra que o domínio político da oligarquia foi mantido basicamente nos pequenos municípios, os chamados grotões. Das 38 cidades com menos de 10 mil habitantes, os sarneyzistas comandam 31.
Principal adversário político do clã Sarney no Maranhão, o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), foi um dos articuladores da campanha que levou o deputado federal Edivaldo Hollanda Júnior (PTC) a vencer o grupo Sarney em São Luís. Hollanda desbancou o prefeito João Castelo (PSDB), que obteve o apoio informal dos Sarney no segundo turno.
Para Flávio Dino, o quadro eleitoral mostra que o clã Sarney vivencia uma perda de poder.
“Há, de fato, um declínio de um estilo de política, de um modelo oligárquico e concentrador de poder. Temos agora um jogo menos previsível, várias forças políticas emergentes, e isso é bastante saudavel”, afirma.
Para ele, dois fatores levaram à derrota dos Sarney na capital e nas principais cidades do Estado: um anseio do eleitorado pela renovação do quadro político e o desgaste de um grupo que se perpetua no poder.
“Há um movimento nacional de pluralização do jogo político, de maior horizontalidade, que chegou ao Maranhão para ficar. O Sarney conseguiu durante algum tempo um domínio absoluto e isso implicava a exclusão de outras possibilidades. A batalha política era programada a partir da perspectiva deles. Quem será o candidato que vai enfrentar o grupo Sarney? Era um jogo em que havia uma previsibilidade muito alta, você sabia mais ou menos o que ia acontecer: o candidato do grupo ia ser a Roseana ou o (Edison) Lobão (ministro de Minas e Energia), e alguém da oposição ia tentar enfrentá-los. Durante duas ou três décadas foi assim”, avalia.
Outra consequência da eleição em São Luís foi a divisão do PT: a maioria dos militantes ficou com Hollanda, enquanto uma minoria apoiou o candidato da sigla, o vice-governador de Roseana. Com isso, o PT deverá seguir dividido no Estado: representantes do grupo que fechou com Hollanda deverão ter espaço na Prefeitura, enquanto uma minoria ficará com o grupo Sarney, controlando cargos no governo estadual.
Com esse resultado eleitoral, o grupo de Sarney atravessa um vácuo político para a disputa ao governo em 2014. Governando o Estado pela quarta vez, Roseana – que se reelegeu em 2010 – não poderá concorrer novamente. O nome tido como natural, do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, começa a ser questionado e Roseana estuda lançar Luís Fernando Silva, seu secretário da Casa Civil.
Flávio Dino, que perdeu para Roseana no último pleito, é apontado como pré-candidato ao governo como o nome de oposição ao clã. “Não tenho receio de negar isso. Há um movimento de renovação no Estado e de tentativa de superar o mando absoluto do grupo Sarney”.
Por ora, Dino se movimenta com o apoio de uma ampla frente política, cuja coluna vertebral é a aliança que levou Hollanda ao poder: PCdoB, PDT, PSB e a dissidência do PT.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

LUIS FERNANDO MANDA ESCONDER CONTAMINAÇÃO DAS PRAIAS DE S. JOSÉ RIBAMAR



Informações repassadas a este blog dão conta que o Chefe da Casa Civil do Governo Roseana Sarney, Luis Fernando,  foi quem  deu a ordem para que o Secretário de Saúde,  Ricardo Murad,  excluísse as praias de São José de Ribamar das  analises de balneabilidade ( analise para saber se as praias estão contaminadas  e apropriadas para banho ).


Essa atitude foi tomada por causa dos sucessivos laudos que demonstraram que as praias estavam contaminadas com coliformes fecais. E, como essa situação mancha a imagem do ex-prefeito Luis Fernando, o jeito encontrado para tratar desse problema ambiental foi  esconder a contaminação, impedindo que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente  realizasse  analises de qualidade da água do mar no município.

Como prova, apresentamos  o  laudo do dia 29/07/2012,  em que as praias do Panaquatira, da Sede, do Juçatuba, da Boa Viagem, do Meio e do Araçagi estavam contaminadas e impróprias para banho. Depois dessa data, as coletas da água do mar, para analise, deixaram de ser feitas nesses locais das praias, como comprova o laudo do dia 01/11/2012. ( veja laudos abaixo )

Com isso, Luis Fernando quer manter a sua boa imagem de gestor, escondendo a contaminação das praias de São José de Ribamar  e deixando a população tomar banho em um  mar misturado com merda.

Laudo da parte de cima do dia 29/07/2012 e laudo da parte de baixo do dia 01/11/2012