domingo, 22 de julho de 2012

Omissão do prefeito Gil Cutrim sobre praias contaminadas em S. J. de Ribamar


A Secretaria  Estadual de Meio Ambiente do Maranhão informou, em laudo do dia 01 de julho de 2012, que todas as praias de São José de Ribamar estavam contaminadas com Eschericha coli ( bactéria encontrada em fezes ). Ou seja, as praias estão impróprias para banho por terem grande quantidade de fezes ( merda ).

O estarrecedor disso tudo é que, passados 22 dias, nem o prefeito Gil Cutrim e muito menos a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ribamar tomaram providência para, pelo menos, informar a população que as praias estão impróprias para banho e que  há risco de contrair  doenças como cólera, hepatite e outras.

Outros dois laudos foram publicados nos dias 8 e 20 deste mês,  mas curiosamente a Secretaria Estadual de Meio Ambiente não incluiu as praias  do municipio de Ribamar. Com essa atitude ficam  as perguntas: Será que as praias continuam impróprias para banho?  A quem interessa esconder o mar de merda que se espalha pelas nossas praias?

É assim que Gil Cutrim trata a população ribamarense e os turistas que visitam nossa cidade. Escondendo ou omitindo os problemas do municipio para se passar como bom gestor.

Veja o Laudo da SEMA-MA.



8 comentários:

  1. Engraçado, todos nós sabemos que esgotamento sanitário é de competência do Governo do Estado. Outra coisa, pra mim esta Secretaria de Estado do Meio Ambiente não vale nada com estes laudos fajutos. Acho que tem assunto mais interessante para vc tratar blogueiro.

    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita de Cássia,

      Você está desinformada. Esgotamento sanitário é, sim, competência do poder municipal.

      Agora, se você acha que assuntos relacionados à saúde pública não tem importância, só posso crer que você seja partidária de Gil Cutrim.

      Excluir
  2. Essa questão da contaminação das praias de São Luis improprias para o banho é uma questão muito, mas muito relativa. Não apenas em Ribamar mas em toda São Luis, e isso não é de hoje, a contaminação dos nossos "tesouros naturais" procede desde os anos 90 e isso começou em São Luis com o péssimo tratamento do esgoto. Mas em São José de ribamar, notamos o interesse tanto politico como sanitários dos orgãos, não apenas para o banho, mas também para a pesca, e sei que muito em breve esse problema será solucionado.Pois bem sei que nossa administração é muito competente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo(a),

      Essa administração do prefeito Gil Cutrim é tão (in) competente que esse problema foi diagnosticado no Plano Plurianual do município em 2010 e até hoje nada foi feito.

      Excluir
  3. É triste!!!! Acho que ao invés de tentar tapar o sol com a peneira, seria melhor cobrarmos uma solução. Não moro em SL, moro em São José de Ribamar, voto em SJ de Ribamar. Ao invés de defender o errado, temos que cobrar solução para o problema. E ai prefeito, vc cuida da sua cidade desta forma? Esconde do povo os laudos da SEMA???? E a população é que se dane??? Pior é ter um montão de gente defendendo essa lástima!!! Gente nenhuma administração é perfeita mas quando se trata da saúde da população a coisa é séria e não se pode ocultar esse tipo de problema.Por favor!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sei que nenhuma administração é perfeita. Não sou nenhum biólogo, mas pelo meu pouco conhecimento na área, isso não depende apenas do prefeito de Ribamar. Quando foi divulgado que as praias de São Luis são improprias para o banho, logo pensei em são José de Ribamar e Raposa, tão pouco sei também que esse trabalho tem que ser coletivo: São Luis/ São José de Ribamar e Raposa, ou vejamos bem. Limpa-se em um lugar, suja-se no outro, não defendo prefeito nenhum, mas sei que essa solução virá muito em breve para o povo ribamarense, afinal, muita gente tira do pescado o sustento familiar, e mais do que nunca, São José de Ribamar é uma cidade turística e depende dessa "limpeza" para atrair mais turistas para a cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo.

      a postagem trata de contaminação das praias de Ribamar por cloriformes fecais( proveniente de excrementos- merda) e não de sujeira.
      A atual administração tem completa responsabilidade e os principais motivos são: 1. Existe uma Secretaria de Meio Ambinte no municipo; 2.documento elaborado pela própria prefeitura, em 2010, já diagnosticava esse problema; 3.a prefeitura, até a presente data, não informou a população que as praias estão improprias para banho e , muito menos, que medidas serão tomadas.

      Excluir
  5. Primeiro o pré-vestibular municipal ta entrando no poço, e agora as praias, cara onde isso vai parar? E o mais triste de tudo é ver os jovens ignorantes do nosso município apoiar uma pessoas que ta pouco se lichando para eles, quem ta sofrendo o descaso é o nosso miseravael municipio. É meus amigos é Gil Cutrim, é isso que o povo quer então deixa que assuma, É tem que saber lhe dar com as consequência...

    ResponderExcluir