Sem
fazer nenhum alarde, o secretário de Estado de Infraestrutura e
pré-candidato a governador do Maranhão, Luís Fernando Silva, vem
mantendo uma nova abertura de licitação para a MA 020, no trecho
Coroatá/Entroncamento BR 222 (Vargem Grande), já licitada duas outras
vezes, porém nunca concluída.
Embora a concorrência tenha sido aberta
em dezembro do ano passado, uma tomada de preços foi realizada em maio
deste ano, já com Luis Fernando sentado na cadeira da Sinfra.
Abandonada pela JNS Canaã Paisagismo
& Serviços, empresa doadora da campanha da governadora Roseana
Sarney (PMDB) e responsável pela estrada que já deveria estar ligando os
dois municípios, a obra recebeu investimentos de R$ 6,636 milhões para a
recuperação de 47 km da rodovia, mas a JNS Canaã determinou falência em
2011, deixando 26 km da obra inacabadas.
Apesar de, segundo o então secretário de
Infraestrutura, deputado estadual Max Barros (PMDB), 21 km ter sido
pavimentado, o novo valor dos serviços de execução de melhoramentos e
pavimentação está sendo licitado para toda a extensão da MA 020, em um
novo contrato de R$ 35.920.765,88. Ou seja, incluindo o trecho já
prontos na gestão de Max Barros.
Para agravar ainda mais a
irregularidade, o Governo do Estado prestou contas junto ao Banco
Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), quando solicitou
um novo empréstimo, da ordem de quase R$ 19 milhões, informado que a
estrada já estava concluída.
Ainda que Roseana Sarney tenha,
recentemente, extinto o ‘Conselhão da Corrupção’ para ‘manter o
equilíbrio fiscal’ – segundo nota da Secretaria de Estado de
Comunicação, a governadora mantém, porém, na pessoa de seu secretário e
pré-candidato ao governo estadual, Luís Fernando Silva, o pagamento por
uma obra inteira, mesmo que parte dela já tenha sido executada, faltando
pouco mais de 1 ano para as eleições.
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