domingo, 20 de abril de 2014

NOTA DE REPÚDIO: A ENTIDADE NEGRA AFRO-ARUANDA emite nota de repúdio ao Prefeito de Ribamar, Gil Cutrim



“A ENTIDADE NEGRA AFRO-ARUANDA, vem ao público emitir nota de repúdio ao Prefeito Municípal de São José de Ribamar, Prefeito Gilliano Fred Nascimento Cutrim,( GIL CUTRIM) diante de sua conduta desrespeitosa com A ENCENAÇÃO DA PEÇA TEATRAL “ÁS TRÊS QUEDAS DE CRISTO”. Realizada na sexta-feira santa, há mais de 10 ANOS, em nosso Município de São José de Ribamar.
Lamentavelmente o Prefeito é um desconhecedor da nossa História. Não vejo perspectiva da gestão que aí está reverter a triste realidade que a nossa cidade se encontra…Como é possível assistir a tudo isso calado? “Após a reunião que durou menos de uma hora o prefeito GIL CUTRIM simplesmente apresentou a mesma proposta de antes, afirmando que a situação financeira da prefeitura é ruim.
Mais deu uma esperança que não foi realizada. Segundo, o secretário de governo, o senhor PEDRO OSCAR DE MELO, o secretário de articulação política, RIBAMAR DOURADO e o senhor GUILHERME MULATO, secretário adjunto de articulação política, passaram por telefone a mesma informação afirmando que a situação financeira da prefeitura é ruim e a capacidade de atendimentos para a ENCENAÇÃO DAS “TRÊS QUEDAS DE CRISTO” realizada a mais de 10 anos em nosso Município, está reduzida em quase 80%… ou seja, querendo desvalorizar o nosso trabalho. Obs: Toda essa informação foi passada na véspera do espetáculo.
A revolta ficou explícita e a indignação se espalhou pelas redes sociais onde circulam frases de revolta: “Cadê cultura? Cadê respeito?” Cadê o Sistema Nacional de Cultura??? A implementação do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (PNC), que estabelece diretrizes e ações de incentivo à cultura. Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes.
Também visa a possibilitar mecanismos de gestão e de investimento na cultura mais transparentes, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas e promover a universalização do acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção. Sistema Nacional de Cultura é um modelo de gestão e promoção de políticas públicas de cultura que pressupõe a ação conjunta dos entes da federação (governos federal, estadual e municipal) para democratização do setor.
A Cultura, Dr. GIL CUTRIM, é um instrumento de relações sociais e é a única forma pela qual os homens podem atuar em sociedade. As pessoas se percebem pela cultura e por ela estabelecem relações entre si, definem valores e significados. Assim, ela se manifesta na criação artística, nunca é supérflua e o trabalho a ela destinado nunca é inútil, representando o espelho da alma humana. Quanto maior for o domínio de análise simbólica que as pessoas têm sobre a produção social, maior será a sua capacidade de articulação na sociedade.
Por estes motivos uma gestão pública de Cultura deve ser entendida como prioritária … Este choque, entretanto, acontece mais em função da ignorância dos agentes ….DR. GIL CUTRIM, Respeite Nossas Tradições! Respeite o Nosso POVO!!!! OBRIGADO PELA CONSIDERAÇÃO E O INCENTIVO À CULTURA.” [sic]
Anistelmo Damião

Nenhum comentário:

Postar um comentário