domingo, 26 de junho de 2011
sábado, 18 de junho de 2011
Prefeitura de São José de Ribamar retira a seção de “contratos” do Portal da Transparência
16/06/2011 Blog do robert lobato
Assim como não existe mulher meio grávida, também não existe transparência pela metade.Está em destaque no Portal da Transparência de cidade São José de Ribamar: “Uma administração pública deve primar pela transparência”.
E depois segue: “A Prefeitura de São José de Ribamar faz questão de prestar contas dos investimentos de seus recursos em obras e ações que promovem melhorias na vida de milhares de ribamarenses. Desta forma, ela contribui para o fortalecimento da democracia e estimula a transparência na relação do poder público com a população”.
Mas isso é apenas meia verdade, pois o administração Gil Cutrim (PMDB) retirou a seção de “contratos” do Portal da Transparência, da minha cidade natal.
Isso é ruim para uma gestão que é festejada pelos quatro cantos do Maranhão como eficiente, moderna, inovadora etc. Isso é péssimo para uma gestão que é tida como modelo e que servirá de exemplo na campanha de governador do ex-prefeito e atual chefe da Casa Civil, Luís Fernando (PMDB).
Se não é para divulgar contratos é melhor não existir o Portal da Transparência. Aliás, não sei o que é pior: se a existência da seção contrato sem informação ou a retirada completa da dita cuja do portal.
Com a palavra, o prefeito Gil Cutrim.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Justiça manda afastar secretário de Assistência Social do Prefeito Gil Cutrim
O ex-presidente da Câmara Municipal de São José de Ribamar José Ribamar Dourado Nascimento foi condenado pela Justiça por atos de improbidade administrativa (corrupção). A decisão é do juiz titular da 1ª Vara da Comarca do município, Márcio Castro Brandão. Ele acatou uma ação civil pública movida pelo Ministério Público.
O ex-vereador teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), referentes ao exercício financeiro de 2004. Dourado presidiu a Câmara Municipal de Ribamar por quatro anos (2000 a 2004). Ele é casado com a ex-prefeita Maria das Neves, que também enfrenta problemas perante a Justiça.
Na Ação Civil Pública, o Ministério Público listou, além das contas reprovadas, diversas outras irregularidades praticadas por Ribamar Dourado, dentre elas despesas indevidas, ausência de processo licitatório, fragmentação de despesas e intempestividade no envio ao TCE dos relatórios de gestão fiscal.
Desde 2009, Ribamar Dourado é o titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Renda de Ribamar, cargo que ele será obrigado a deixar por determinação da Justiça.
“Julgo procedente a presente ação, e, por conseguinte, condeno o requerido [Ribamar Dourado] às seguintes sanções: suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos; proibição de contratar com o Poder Público, ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de cinco anos; perda do cargo que atualmente ocupa; pagamento de multa civil no valor equivalente a cinco vezes a última remuneração recebida pelo requerido, enquanto presidente da Câmara, acrescidos de juros legais, a partir da citação, e correção monetária a partir do ajuizamento da Ação”, sentenciou Márcio Brandão ressaltando que, após o trânsito em julgado, o nome de Dourado será incluindo no cadastro de pessoas condenadas por atos de improbidade do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
terça-feira, 7 de junho de 2011
Frente de Oposição Ribamarense lança jornal e mostra a cara
Quem somos e o que queremos.
Nós surgimos nas lutas sociais, defendendo o bem estar da nossa gente, contra as desigualdades e a corrupção praticada por gestores públicos. Por isso, nos reunimos e resolvemos somar forças para construir , em São José de Ribamar, uma alternativa de poder que prime pela ética, pelo respeito ao povo e pela transparência dos bens e das políticas pública.
O nosso primeiro passo é mostrar para os moradores de São José de Ribamar como os atuais gestores maquiam o nosso município, calam a boca da maioria dos vereadores e manipulam as entidades sociais para dar a impressão de que tudo esta indo muito bem.
PT - PCdoB - PPS – PCB - PSOL
O segundo passo é romper com as práticas perniciosas e viciadas de fazer política, onde se troca voto por: favores, consultas, emprego e, assim se perpetua o mesmo grupo político no poder por décadas. Como é o caso do nosso município, onde J. Câmara passou a prefeitura para Luis Fernando, que passou para Gil Cutrim. Sendo todos serviçais da oligarquia Sarney que se mantém no poder a décadas.Temos que romper esse ciclo! E para isso é necessário estamos organizados e preparados para as disputas eleitorais de 2012.
.Os nossos candidatos a prefeito e a vereadores são e serão pessoas comprometidas com as causas sociais e trabalharão pelo município com seriedade e de acordo com um programa de governo que valorize o cidadão e que permita a participação da população nas decisões políticas para solucionar problemas do presente e do futuro da nossa cidade.
Assinar:
Postagens (Atom)