terça-feira, 26 de março de 2013

Prefeito Gil Cutrim é responsabilizado por invasão no "Minha Casa, Minha Vida"

 

Blog do Jorge Vieira

Prefeito Gil Cutrim está com fome de dinheiro
O deputado Bira do Pindaré (PT) responsabilizou diretamente o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, pela invasão das cinco mil casas do programa Minha Casa, Minha Vida, que ainda não foram entregues aos legítimos beneficiados, em função do elevado custo do ITBI.
Bira alerta que São José de Ribamar é o único município do Brasil onde o prefeito se nega a isentar a taxa para que as famílias de baixa renda possam assinar os contratos e terem acesso as suas moradias.
Semana passada, em conversa com o titular do blog, Gil Cutrim deixou claro que não abre mão de receber R$ 16 milhões com a cobrança do imposto se não houver uma compensação financeira por parte do governo federal.
Em decorrência da intransigência do prefeito, aliado da governadora Roseana, afilhado político de Luís Fernando e filho do presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edmar Cutrim, cerca de cinco mil casas desocupadas foram invadidas durante o final de semana.
“Vejam só o conflito social que isso gera. Outras pessoas que não são beneficiárias, que não foram sorteadas vendo aquelas casas desocupadas, semana após semana, mês após mês, agora invadiram. E aí, como é que a gente faz? Vejam a que ponto chega a irresponsabilidade de uma decisão administrativa equivocada, míope, estreita, que não está colocando como prioridade o interesse público, a necessidade do povo”, denuncia Bira.
A atitude do prefeito é condenável sob todos os aspectos. O programa de moradia popular está sendo dificultado por conta de postura inexplicável dele, da ganância dele em colocar a mão em dinheiro, mesmo que seja às custas do sacrifício dos mais humildes.
“Por que não isentar o ITBI? Por que não faz logo isso? Não seria mais simples, mais inteligente, menos danoso? E agora tem esse embaraço para se resolver. Estão lá milhares de pessoas que ninguém sabe exatamente quem são, estão lá e gera esse conflito. Portanto, é preciso medidas urgentes. Faço um apelo à Prefeitura de São José de Ribamar, que, urgentemente, faça a única coisa que é possível fazer, a única coisa que é necessário fazer, garantir a isenção do ITBI, apenas isso”, cobra Bira.
O deputado petista, além do apelo ao prefeito para reveja sua atitude e pense naqueles que não nasceram em berço de ouro como ele, pede que Gil Cutrim pare de justificativas e de querer colocar a culpa no cidadão de São Luís.
“Ele diz que a população de São Luís é invasora, porque parte é beneficiária do programa, lá no território de São José de Ribamar. Não existe invasor, existem cidadãos, todos são beneficiários do programa, todos estão enquadrados dentro dos requisitos do programa. Portanto, não há sentido de perpetuar uma situação como essa. Alegar que tem que ter compensações do Governo Federal é um atestado de incompetência da Prefeitura. Porque a prefeitura autorizou a obra, quem autoriza é a prefeitura, quem concede o alvará é a Prefeitura e quando concedeu, certamente, sabia que era necessário fazer. Tinha que ter escola, tinha que ter hospital, tinha que ter estrada, tinha que ter praça, tinha que ter tudo, não sabia disso? Aí concede autorização, o programa é executado, as casas são construídas e na hora de fazer entrega diz ‘não, não posso entregar porque tem que pagar o ITBI de mil e duzentos reais. Mas como que um cidadão que está no Bolsa Família vai pagar mil e duzentos reais de ITBI? Eu acho que é um abuso”, condenou o petista.

Um comentário:

  1. Segundo soube, as casas não foram interdidatas pela Caixa, pois muitas apresentaram rachaduras?
    A mídia local não noticiou tal fato, porquê?

    ResponderExcluir