sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

 
 Inoperância e Burocracia em São José de Ribamar
 
Nosso repórter precisou telefonar 70 vezes para os órgãos públicos de São José do Ribamar, no Maranhão, para descobrir o que é necessário para abrir uma simples farmácia na cidade. Imagina o que sofrem os empresários.  

Revista EXAME PME

Nas bancas

15/12/2011 05:55


Um empreendedor que queira abrir uma pequena farmácia em São José do Ribamar, no Maranhão — apontado pelo estudo Pyxis Consumo 2011, do Ibope Inteligência, como um dos municípios brasileiros com maior potencial de consumo —, deve ter o espírito preparado para passar vários meses sofrendo com a papelada exigida.

Se tudo der certo, lá pelo terceiro mês, com o imóvel e o contrato legalizado, será possível requerer o alvará de funcionamento para que a farmácia possa, enfim, vender seu primeiro sal de frutas. A expedição desse alvará pela secretaria responsável pelas contas do estado depende de outro, o sanitário.
Esse certificado é fornecido pelo órgão de vigilância sanitária — mas lá os funcionários só fa­zem alguma coisa para quem já iniciou o processo do alvará de funcionamento na outra secretaria. Ou seja: o primeiro alvará depende do segundo, que depende do primeiro. Complicado, não? Nada contra São José do Ribamar. Pelo contrário.
Quando este texto começou a ser escrito, os maranhenses eram os únicos de uma amostra de oito municípios que já haviam con­se­guido fornecer a Exame PME informações de quantos e quais documentos são necessários, on­de são obtidos, o valor das taxas e o prazo de espera de cada um deles.
Mesmo assim, a coisa não foi fácil. Durante duas semanas, nosso repórter tomou chá de canseira em mais de 70 telefonemas para montar o esquema que explica como abrir a tal farmácia. 

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011



            Mais de 30 candidatos a vereador em São José de Ribamar ficam inelegíveis

Por duplicidade de  filiação partidária, mais de 30  pré candidatos a vereador ficam inelegiveis em São José de Ribamar.  A decisão, publicada no dia 19 de dezembro do presente mês,  foi proferida por sentença do Juíz,  Marcelo José, da  47ª Zona Eleitora.  Dentre os nomes mais conhecidos da política ribamarense figuram:
Antonio Augusto Costa Melo -  ( ex-vereador por várias legislaturas ) era do DEM e tentou ir para o PSD;
Jerson Aguiar Nojosa -  ( candidato na eleição passada ) era do PTB e tentou ir para o PP;
Ronaldo Mouta ( Fundador do Boi do Mar e  candidato na eleição passada ) - era do PSL e  foi para o PCdoB;
Maria das Graças Santiago  ( Fundadora do Boi Mocidade Ribamarense  e candidata na eleição passada)  era do PSL e tentou ir para o PTB.
A lista completa está publicada no mural do Cartório Eleitoral da 47ª ZE  de São José de Ribamar.





domingo, 4 de dezembro de 2011

O movimento Primavera Maranhense manda recado para Luis Fernando, Gil Cutrim e demais serviçais dos  sarneys



O primeiro ato do movimento denominado ‘Primavera Maranhense’ ficará para a história do Maranhão. Num vibrante e emocionante protesto, estudantes, jovens, líderes sindicais e membros de movimentos sociais realizaram, na tarde desta terça-feira (29), um grande ato na Assembleia Legislativa pedindo a saída de Roseana Sarney do comando do governo do Estado.
Depois de se concentraram na entrada da Assembleia, por volta das 16h uma multidão de pessoas seguiram em caminhada proferindo gritos de ordem como “Ôh Roseana pode tremer, os maranhenses vão desempregar você”, “Sarney, ladrão, devolve o Maranhão” e subiram a rampa até chegarem na frente das dependências da Casa. Lá, foram recebidos com muita festa por policiais e bombeiros em greve que abriram um corredor para recebê-los.
De caras pintadas, vestindo camisas e empunhando faixas, cartazes e bandeiras onde se lia explicitamente “Fora Roseana”, juventude e militares entoaram palavras de ordem contra o domínio da família Sarney no Maranhão e pediram o impeachment de Roseana Sarney. Na oportunidade foi lido um manifesto ao povo do Maranhão e cantado o hino nacional.
Com discursos inflamados, todos foram unânimes em exigir a renúncia da governadora do cargo, em razão da administração caótica e inoperante da filha do senador José Sarney. “Roseana que comece a fazer seu currículo porque nós vamos demitir ela do governo”, afirmou um manifestante. “Por estar vendo policiais de mais aqui nem sei pra quem eu peço para que faça a prisão de Roseana”, asseverou outro, mais exaltado. Uma militante de esquerda disse que com o surgimento da ‘Primavera Maranhense’ era hora de mandar a família Sarney para a “p… que p….”. Ao final, num clima de muita união todos se confraternizaram.

sábado, 19 de novembro de 2011


Com a palavra os pré-candidatos da oposição à prefeitura de São José de Ribamar

( Extraído do O Imparcial, 19/11/11)

Júlio Filho 

“Temos três nomes importantes colocados  hoje e esperamos ter apenas um candidato. Vamos esperar as pesquisas para ver o que acontece”


Roberto Câmara

“Sabemos que três candidaturas esfaceladas só irão ajudar o prefeito. Se o Colaço sair sozinho, ou é suicídio, ou é combinado com a prefeitura. Lançar uma terceira via irá atrapalhar ”


Colaço

"Esta é uma discussão mais pra frente. O PSB tem seu projeto para Ribamar. Estamos fazendo de tudo para aglutinar forças em torno de nosso nome “

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Audiência pública discute problemas do transporte em São José de Ribamar

Audiência pública discute problemas do transporte em São José de RibamarAudiência pública discute problemas do transporte em São José de Ribamar 
A Promotoria de Justiça, da comarca de São José de Ribamar, realizou audiência pública na Câmara Municipal com o objetivo de discutir os problemas do transporte público da cidade, tanto o alternativo quanto o regular prestado pela empresa Transportes Coletivos Maranhenses (TCM). Apesar de a demanda ter acontecido no dia 7 deste mês, a reunião foi lembrada como um dos procedimentos determinados pelo Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público do Maranhão para apurar as deficiências do transporte coletivo no município.
Na ocasião, o promotor de Justiça, Carlos Henrique Brasil Telles de Menezes, fixou um prazo de 15 dias para a apresentação de propostas e sugestões para a solução dos problemas apontados e informou que entregará uma minuta de lei ao Executivo municipal para a criação do Conselho Municipal de Transporte Urbano.
Entre os assuntos discutidos na audiência estão o cumprimento de horários, aceitação da carteira de estudante e passe livre, compensação do poder público pela concessão de meia passagem e passe livre às cooperativas e associações de transporte alternativo, atendimento da linha São José de Ribamar/Rodoviária e padronização dos veículos que realizam o transporte alternativo.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

                                                        
                                 São José de Ribamar tem novo juiz



Presidente do TJMA, desembargador Jamil Gedeon cumprimenta o juiz Márcio Costa

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Jamil Gedeon, empossou nesta terça-feira (18) o juiz Márcio José do Carmo Matos Costa, na 3ª vara da comarca de São José de Ribamar. O magistrado – que deixa a comarca de Tutóia – ocupará a vaga aberta em decorrência da promoção da juíza Patrícia Marques Barbosa.
A promoção do juiz – pelo critério de antiguidade – foi aprovada na sessão plenária administrativa, do dia 21 de setembro. Após assinar o documento de posse e compromisso, Gedeon desejou sucesso ao juiz em sua nova comarca, informando, na ocasião, que o fórum de São José de Ribamar está recebendo serviços de ampliação, que deverão ser concluídos até dezembro deste ano.
Segundo o juiz Márcio Costa, na comarca de Tutóia tramitam hoje cerca de 1.400 processos. “Deixo a comarca saneada”, afirmou.
CARREIRA – O magistrado ingressou na magistratura em 1998 como juiz substituto na comarca de Açailândia, sendo depois titularizado na comarca de Amarante do Maranhão, em 1999. Atuou ainda em Cândido Mendes, Mirador e, a pedido, foi removido para Tutóia, onde permaneceu até a promoção para a comarca de São José de Ribamar.

Orquídea Santos
Assessoria de Comunicação do TJMA
asscom@tjma.jus.br
(098) 2106 9023/9024


São José de Ribamar: oposição e problemas internos no grupo do prefeito podem dificultar projeto de reeleição

Há um chargão no Marketing Político que diz haver duas formas de um candidato perder uma eleição: uma é achar que já perdeu; a outra é o que já ganhou.

Prefeito Gil Cutrim: não terá facilidades para reeleição.
 











                                      Luis Fernando: não aceitará ser passado para trás pelo grupo Cutrim

O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), poderá incorrer na segunda forma, ou seja, perder a reeleição por achar que já ganhou.
O blog ANB On Line, editado pelo colega Fernando Atallaia, faz uma análise sobre o momento político atual em Ribamar e mostra que o atual prefeito não terá esse “refresco” todo nas eleições de 2012.
Ao contrário do que pode parecer, há oposição na cidade balneária de Ribamar. Ao menos três candidatos oposicionistas se movimentam para enfrentar Gil Cutrim. São eles: Arnaldo Colaço (PSB); Roberto Câmara (PTC) e Júlio Filho (PC do B), sem falar na possível candidatura de um nome do recém criado Partido da Pátria Livre (PPL) e ainda na possibilidade do PT também apresentar canditura para concorrer a eleição majoritária.
Entretanto, as oposições desejam criar um ambiente político que permita a unidade e consequente apresentação de uma única candidatura para enfrentar o prefeito Gil Cutrim.

CONTRADIÇÕES NO GRUPO DO PREFEITO
Não bastassem as várias candidaturas de oposição, o prefeito Gil Cutrim enfrenta ainda algumas contradições e alguns problemas que podem comprometer o seu projeto de reeleição.
Umas dessas contradições, por exemplo, é a indicação do vice na chapa do atual prefeito.
Gil Cutrim trabalha com a possibilidade de construir a candidatura de vice-prefeito com a Câmara Municipal, o que não agrada nadica de nada o grupo do ex-prefeito Luís Fernando, que tem planos diferentes e não abre mão dessa indicação.
Soma-se a isso, a atuação, ora nos bastidores, ora escancarada, do pai de Gil Cutrim, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edmar Cutrim, que é realmente quem costura os acordos políticos em nome do prefeito, e tenta a cada dia afastar a influência do chefe da Casa Civil, Luís Fernando, da cidade e da administração de São José de Ribamar.
Como se pode vê, não é tão confortável a situação política do prefeito Gil Cutrim, pois a postura de “já ganhou” associada com os problemas internos no “grupão”, podem vir a ser exatamente a causa de uma derrota que, para muitos, é tida como improvável. Mas não é bem assim não…


segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Roberto Câmara é enganado pelo PHS e fica sem Partido



O Presidente Estadual do PHS, Raimundo Filho, negociou a venda da Comissão Provisória Municipal  do PHS de Ribamar com o grupo governista, e deixou Roberto Câmara sem partido. 
Segundo Câmara  -  Foi a maior pilantragem o que ele fez, na verdade coisa de bandido, já tinham me avisado que Raimundo Filho vive disso, dessa troca e venda de partido político, fomos lesados e nem mesmo as taxas que pagamos para o PHS eles devolveram, foi preciso que eu acionasse a Imprensa para cobrar nossos direitos, nosso grupo está revoltado mas estamos entrando com um processo por danos materiais e morais contra o PHS e seu presidente -.

domingo, 2 de outubro de 2011

                População faz manifestação na Vila Kiola



 By herberthreis.com

Vila Kiola – A manhã de segunda-feria (26) começou movimentada no município de São José de Ribamar, logo nas primeira horas desta manhã, moradores do bairro Vila Kiola interditaram a principal via do local para manifestar melhorias na infraestrutura, a Polícia Militar foi acionada imediatamente para tentar conter os ânimos dos revoltandos.
Um grande engarrafamento está sendo formado no local, porque é a via que dá acesso ao município de São José de Ribamar, Paço do Lumair e São Luís.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Gil Cutrim, Ribamar Dourado e a Corrupção na Prefeitura de São José de Ribamar


Já se passaram  70 dias, que a justiça condenou o atual Secretario de Assistência Social, Trabalho e Renda, Ribamar Dourado, por atos de improbidade administrativa, ou seja, corrupção.
A sentença dada pela justiça condenou  Ribamar Dourado a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos; proibição de contratar com o Poder Público, ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente; perda do cargo que atualmente ocupa; pagamento de multa civil no valor equivalente a cinco vezes a última remuneração recebida pelo requerido, enquanto presidente da Câmara, acrescidos de juros legais, a partir da citação, e correção monetária a partir do ajuizamento da Ação.


Mesmo condenado a perda do cargo, Ribamar Dourado continua sendo o titular secretario de Assistência Social, Trabalho e Renda da prefeitura de São José de Ribamar sem que o prefeito cumpra decisão da justiça e sem que a câmara de vereadores se pronuncie sobre esse vergonhoso gesto do executivo, de manter no governo municipal um gestor publico condenada por corrupção.
Vale lembrar que, Ribamar Dourado está secretario municipal desde o governo Luis Fernando e esse gesto de mantê-lo no cargo nos leva às seguintes considerações: ou Luis Fernando e Gil Cutrim são simpáticos às práticas de corrupção, à malversação do dinheiro público e a impunidade. Ou Ribamar Dourado tem informações que comprometem a atual administração e, por isso, permanece secretario, mesmo contrariado decisão judicial.