quinta-feira, 30 de agosto de 2012

A verdade sobre o IDEB de São José de Ribamar

Foto






Recentemente, dia 15 de agosto o MEC divulgou o resultado do IDEB 2011. Mais uma vez a população em geral, os pais e alunos puderam ver estampados nos noticiários, manchetes e jornais, oficiais e oficiosos dos mirantes sarneysistas o destaque da educação de qualidade da cidade de Ribamar, uma vírgula. Os resultados divulgados na mídia são apenas de uma escola modelo, o Liceu Ribamarense. Com todo respeito aos professores e trabalhadores da referida escola e nossos aplausos aos seus alunos que merecidamente alcançaram o brilhante resultado nas avaliações de matemática e leitura, infelizmente o resultado não pode ser comemorado por todas as escolas e alunos da rede, em nossa cidade.
Em seu discurso midiático e jogo de marketing político Gil Cutrim não divulga o desempenho da rede municipal. Nas séries iniciais Ribamar não apresentou crescimento em relação ao desempenho da aprendizagem em 2009 e no computo geral obteve a 20ª colocação dentre os municípios do estado. Nas séries finais alcançou a 12ª colocação, mas também não apresentou crescimento em relação ao resultado de 2009.
Em que investiu o candidato Gil Cutrim na educação se não consegui melhorar o desempenho da rede escolar em dois anos de gestão da educação?
Mais uma vez repedimos, equidade e excelência são indissociáveis da qualidade em Educação.
Por que o mesmo nível de excelência do Liceu Ribamarense não é garantido a todos os 13.547 (Censo Escolar/2009) alunos do ensino fundamental da rede municipal, do município de São José de Ribamar?

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pesquisa Escutec e a manipulação de Resultados nos Municipios do MA





Pesquisas Escutec começam a irritar eleitores de candidatos

Política
 

O instituto Escutec tem realizado várias pesquisas sobre sucessões municipais no Maranhão. Sempre contratado pelo Sistema Mirante de Comunicação.

Mas devemos observar que a Secretaria de Assuntos Políticos, comandada por Hildon Rocha, teve autorização do Governo do Estado para realizar consultas em todo o Maranhão, ao valor de R$ 800 mil, publicada no Diário Oficial do Estado do maranhão durante quatro meses, exatamente nos 120 dias que antecedem as eleições deste ano, sem revelar qual o instituto contratado.

 Sérgio Macêdo, secretário de Comunicação Social, é um dos primeiros a receber os resultados, além dos beneficiados. Os últimos números do Escutec extrapolam os 100% pretendidos em diversos casos.

Acompanho a pesquisas do Escutec, mas tenho achado estranho alguns resultados. O Ibope, no Brasil e no Maranhão, costuma inflar candidaturas nas pesquisas iniciais e se colar, acerta. Mas quando não bate a consulta com a relidade, vai afunilando, até se aproximar da realidade perto do dia da eleição.
Nas últimas amostragens do escutec, divulgadas  pelo jornal O Estado do Maranhão, no município de Raposa aparece um empate técnico entre os candidatos Clodomir Oliveira (PRTB) e Talita Laci (PCdoB), sendo que o primeiro tem 41,4% contra 36,5 do segundo.

O resultado causou revolta na cidade. O titular do blog, em conversa com três candidatos a vereador de Oliveira e outros simpatizantes da candidatura dele, ouviu que se a eleição fosse hoje (ontem, sábado, dia 25), Talita ganharia. Mas não é o que diz a consulta do Escutec.

Em Balsas, um deputado da região informou ao blog  no final da primeira quinzena deste mês, que Luis Rocha Filho (PSB), o Rochinha, levava vantagens sobre o candidato adversário, Dr. Erik (PRB), nas  pesquisas internas realizadas pelo seu grupo. Até o prefeito Chico Coêlho andava preocupado. Andava.
O instituto Escutec lhe deu a tranquilidade que precisava. Dr. Erik apareceu com 44,5% e Rochinha com apenas 32,6%, uma diferença de mais de 10%. Assessores da campanha querem que seja feita uma passeata em manifestação de protesto.   
 No Município de Barrerinhas, o prefeito Albérico Filho, que não faz uma gestão agradável do ponto de vista popular, dizia a amigos que a disputa com Léo Costa, ex-prefeito, estava polarizada. E chegou a pedir mais ajuda do Palácio dos Leões, além daquela conhecida do deputado Marcos Caldas.

E não é que Ferreira aparece agora no Escutec com 45% contra 28% de Costa. Um milagre que irritou os eleitores da cidade turística. Envenenou até alguns parentes do prefeito que dizem que a consulta foi manipulada. Ou seja: passaram nos povoados onde Albérico tem obras.
E soube mais: tem tem uma pesquisa no forno para alavancar Gilberto Aroso em Paço do Lumiar. Se for verdade, aí é demais. Aliás, em tempo de eleição, nada é demais. A invenção se desfaz no final de cada capítulo. O resto é aguardar



quarta-feira, 22 de agosto de 2012

S. José de Ribamar: Candidato Teté tumultua Eleição da Coligação Governista



                                                O importado candidato Teté

A oligarquia Sarney de São José de Ribamar ( Luis Fernando/Gil Cutrim ) estabeleceu prioridade máxima para eleger o candidato do PV, Teté, a vereador. Mesmo que tenha que passar por cima dos demais candidatos.

Ocorre que os candidatos que dão sustentação à candidatura de Gil Cutrim não estão aceitando calado o tratamento desigual que vem recebendo. Afirmam -  Teté tem estrutura de campanha, tem privilegios nas caminhadas e nos comicios e tem  avançado sobre o eleitorado dos demais candidatos.

Quem esteve presente na  última sessão da Câmara de Vereadores observou o bate boca, as acusações  e lamentos dos vereadores, por causa da candidatura Teté. Posteriormente, no comício do Panaquatira ( dia 16 de agosto ) houve tumulto  e  "para pra acertar" entre os candidatos. Isso aconteceu em cima do palanque e na presença dos eleitores.

Será que os candidatos que apoiam a candidatura de Gil Cutrim, ainda não perceberam que estão sendo usados, e que serão escanteados do poder?  Pois,  o projeto que está em  em curso é eleger  Gil Cutrim e Eudes ( Prefeito e Vice ),  Teté vereador e  Presidente da Câmara.

 E os eleitores de Ribamar vão deixar o forasteiro e aproveitador candidato a vereador Teté mandar na cidade junto com a oligarquia sanguessuga? Até quando Ribamar vai precisar importar políticos oportunista como esse Teté?  Com a decisão nossos eleitores!



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Condenado por corrupção é coordenador da campanha de Gil Cutrim em São José de Ribamar





                          Em destaque, Ribamar Dourado, Coordenador de Gil Cutrim  



O atual Coordenador da campanha eleitoral de Gil Cutrim a prefeito de São josé de Ribamar e ex-secretário de Assistência Social, Trabalho e Renda, Ribamar Dourado, foi condenado, em 2010, por atos de improbidade administrativa, ou seja, corrupção, em ação movida pelo ministério público.

A sentença dada pela justiça condenou  Ribamar Dourado a suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos; proibição de contratar com o Poder Público, ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente e pagamento de multa civil.


É bom lembrar que, Ribamar Dourado foi secretário municipal no governo Luis Fernando e, mais recentemente, no Governo Gil Cutrim. Deixou o cargo para coordenar a campanha do atual  prefeito.

Será que Gil Cutrim compactua com  práticas de corrupção,  malversação do dinheiro público e a impunidade?  Ou será que Ribamar Dourado tem informações que comprometem  Gil Cutrim e, por isso, o mesmo não pode se livrar dele?

Com a palavra o candidato a prefeito Gil Cutrim? 

Abaixo o Embargo de declaração.



sábado, 18 de agosto de 2012

Alerta: Praias de São José de Ribamar estão contaminadas



                                                       Praia da Sede de Ribamar


Segundo o último laudo sobre balneabilidade, publicado no sitio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, as praias de São José de Ribamar localizadas na Sede, no Panaquatira, na Boa Viagem, no Araçagy e em Juçatuba estão impróprias para banho ( veja o laudo abaixo ). Pois,  elas estão com grande quantidade de Escherichia coli (  bactérias encontradas em fezes ).

Mesmo tendo conhecimento do problema e sabendo dos riscos de doenças que a população  pode contrair ao tomar banho nessas praias, ou mesmo, ao consumir frutos do mar coletados nos arredores dessas áreas, a prefeitura de Ribamar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem tratado o caso como se não fosse de sua responsabilidade informar, fiscalizar e propor medidas mitigadoras.

Essa é uma atitude criminosa da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cutrim e Alberto Franco indiciados por Grilagem em S. José de Ribamar


De O Imparcial Online
A Polícia Civil do Maranhão indiciou pelo crime de falsidade ideológica, o deputado estadual Raimundo Cutrim (PSD), o secretário de estado de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco, além do tabelião do cartório de São José de Ribamar, Sinésio de Jesus Dias e também a escrivã Eliene Neves.
As informações foram repassadas pelo delegado Carlos Alberto Damasceno, chefe da comissão de delegados da Polícia Civil que investiga os crimes de grilagem de terras no Maranhão,incluindo os municípios da Ilha.

Os quatro indiciados são suspeitos de envolvimento em crimes de grilagem de terras na região de São José de Ribamar. O nome do deputado estadual Raimundo Cutrim foi apontado pelo advogado Sebastião Cardoso Filho, que o acusou de usar documentos falsos para comprar um terreno na Pindoba, em Paço do Lumiar.


Os quatro indiciados são suspeitos de envolvimento em crimes de grilagem de terras na região de São José de Ribamar. O nome do deputado estadual Raimundo Cutrim foi apontado pelo advogado Sebastião Cardoso Filho, que o acusou de usar documentos falsos para comprar um terreno na Pindoba, em Paço do Lumiar.
Cardoso Filho afirmou ainda que os documentos das terras compradas por Cutrim foram registrados no cartório de São José de Ribamar que nesta época tinha como titular, o secretário Alberto Franco. Já os funcionários do cartório, Sinésio de Jesus Dias e Eliene Neves, segundo o delegado, teriam ajudado a validar os documentos utilizados na aquisição do terreno.
Carlos Damasceno revelou ainda, em entrevista coletiva concedida na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o conteúdo do depoimento prestado por Raimundo Cutrim na tarde da última quarta-feira (15), à comissão de delegados.
Segundo o delegado, Cutrim disse ter várias testemunhas e documentos que comprovariam que as escrituras das terras adquiridas por ele seriam autênticas. Os delegados deram um prazo de cinco dias para que o deputado apresente as provas da sua inocência.

Email
Postado em Polícia | Tagged , ,

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Opinião: Liceu Ribamarense não serve como modelo






A Escola Pública tem como função principal a garantia de aprendizagem a todos os alunos, com equidade. Para dar a todos os alunos a mesma aprendizagem precisa tratar a todos com igualdade, ou seja, pelo princípio da eqüidade. Desse modo, equidade e excelência são indissociáveis da qualidade em Educação.
No entanto, a despeito de garantir qualidade para todos os 13.547 (Censo Escolar/2009) alunos do ensino fundamental da rede municipal, o município de São José de Ribamar inaugura em 2008 o Liceu Ribamarense, uma ilha de “excelência”, para atender 316 alunos. Ao criar um nicho educativo a Prefeitura de Ribamar abre mão da garantia de equidade.  
O Liceu Ribamarense como escola modelo, não é exemplo de equidade de oferta educativa uma vez que o acesso a estratégias e oportunidades de aprendizagem não são semelhantes em todas as escolas. Por conseqüência não oferta equidade de resultados, posto que o rendimento que os alunos obtêm não são os melhores para todos os alunos da rede.
Para ilustrar basta analisar o resultado da avaliação do Ministério da Educação em escolas de todo o país que publica o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. 
O IDEB/2009 do Liceu Ribamarense foi de 6,6. O Liceu obteve indicador igual a resultados obtidos em escola particulares. Enquanto as escolas que realmente não podem ser modelo têm IDEB igual ou menor que 4,0, só para citar EM Bernardo Sergio da Cunha, EM São José, EM Sarney Filho, entre outras.  
Comprovadamente, educação de qualidade com excelência em todas as escolas não é direito adquirido por todos os alunos do ensino fundamental matriculados nas escolas da rede pública municipal de São José de Ribamar.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Foto realidade de São josé de Ribamar

   LIXÃO DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR


 Poluição do ar, contaminação solo e do leçol freático


Catadores de lixo

                                                                    Crianças trabalhando....

domingo, 5 de agosto de 2012

Porque Gil Cutrim não implantou o Restaurante Popular em Ribamar




Em marco de 2011,  a Prefeitura de Ribamar propagou pelos quatro cantos da cidade que iria construir um restaurante popular, com  refeição ao preço de um real ( R$ 1,00 ).

Os gestores do município fizeram o pedido do Restaurante Popular ao Governo Federal, que prontamente atendeu, e formalizou o convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social.  Acontece que o convênio pressupõe  contra partida. Ou seja, a prefeitura entra com uma parte para construir e fazer funcionar o  Restaurante popular e o Governo Federal com outra.

No momento em  que soube que a prefeitura tinha que entrar com parte do recurso, o prefeito Gil Cutrim  deixou, de forma irresponsável,  de cumprir com os requisitos do contrato para que o convênio fosse suspenso e o município não recebesse o Restaurante Popular. ( veja a planilha do Ministério  abaixo ).

É assim que o Prefeito e candidato a reeleição Gil Cutrim, trata os programas sociais que visam beneficiar  as camadas  populares do município.



Texto em destaque:
 não encaminhou documentação do imóvel ou o documento enviado não atende ao disposto no subitem "a"  do item 6.1.2 do Edital;
Não encaminhou instrumento legal de constituição da Equipe Técnica de SAN ou o documento enviado não atende ao disposto  no subitem "c" do item 6.2.1 do Edital.