domingo, 28 de outubro de 2012

Disputa em São Luis antecipa 2014 e ameaça família Sarney





O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) lidera com pequena folga; João Castelo (PSDB), atual prefeito, conta com apoio velado da governadora Roseana Sarney (PMDB)

27 de outubro de 2012 | 20h 53
Ernesto Batista, especial para o Estado 

SÃO LUÍS - O comando do Palácio La Ravardière, sede do Executivo municipal de São Luís, no Maranhão, de certa forma antecipa as eleições de 2014. De um lado, o atual prefeito, João Castelo (PSDB), que está atrás nas pesquisas eleitorais e conta com apoio velado da governadora Roseana Sarney (PMDB), por meio dos veículos de comunicação da oligarquia liderada pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB).

Holanda Júnior saúda eleitores em São Luís - Divulgação
Holanda Júnior saúda eleitores em São Luís
Do outro, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que lidera com pequena folga as pesquisas e representa a nova geração de políticos maranhenses, contando com o apoio de Flávio Dino (PC do B), atual presidente da Embratur e considerado candidato favorito à sucessão estadual.
A última pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope mostra vantagem de dez pontos porcentuais para o candidato do PTC, que recebeu 49% das intenções de voto, ante 39% do tucano. Registrada sob o número TRE-MA 538/2012, o Ibope ouviu 805 pessoas e 6% afirmaram que votarão em branco ou nulo. Outros 6% ainda estão indecisos e podem definir as eleições. Caso o resultado seja confirmado nas urnas, a vitória abre caminho para a consolidação do projeto político de Dino e enfraquecimento do poder da família Sarney no Estado.
Apesar da vantagem de Holanda Júnior apontada pela pesquisa, a disputa eleitoral não será tranquila. O clima ficou mais explosivo nos últimos dias da campanha por causa da polêmica em torno do vídeo de uma reunião política do candidato do PTC com militares.
O candidato tucano afirmou que o vídeo provava que Holanda estava formando uma milícia para atuar durante a reta final da campanha. No entanto, a Justiça Eleitoral maranhense impediu a utilização das imagens na campanha da TV.
Castelo, que postula a reeleição, está confiante na virada. "Não tenho dúvida de que o povo saberá comparar projetos e propostas, experiência e o passado de cada um. Temos tudo para ganhar esta eleição", afirmou durante caminhada com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi também à capital maranhense reforçar a campanha.
Já Holanda Júnior, cauteloso, evita cantar vitória, apesar de comentar que o resultado das pesquisas se reflete nas ruas. "Vou continuar com os pés no chão e bastante humilde para que eu vença a eleição", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário