O deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC) lidera com pequena folga; João Castelo (PSDB), atual prefeito, conta com apoio velado da governadora Roseana Sarney (PMDB)
27 de outubro de 2012 | 20h 53
Ernesto Batista, especial para o Estado
Holanda Júnior saúda eleitores em São Luís
A última pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope mostra vantagem de dez pontos porcentuais para o candidato do PTC, que recebeu 49% das intenções de voto, ante 39% do tucano. Registrada sob o número TRE-MA 538/2012, o Ibope ouviu 805 pessoas e 6% afirmaram que votarão em branco ou nulo. Outros 6% ainda estão indecisos e podem definir as eleições. Caso o resultado seja confirmado nas urnas, a vitória abre caminho para a consolidação do projeto político de Dino e enfraquecimento do poder da família Sarney no Estado.
Apesar da vantagem de Holanda Júnior apontada pela pesquisa, a disputa eleitoral não será tranquila. O clima ficou mais explosivo nos últimos dias da campanha por causa da polêmica em torno do vídeo de uma reunião política do candidato do PTC com militares.
O candidato tucano afirmou que o vídeo provava que Holanda estava formando uma milícia para atuar durante a reta final da campanha. No entanto, a Justiça Eleitoral maranhense impediu a utilização das imagens na campanha da TV.
Castelo, que postula a reeleição, está confiante na virada. "Não tenho dúvida de que o povo saberá comparar projetos e propostas, experiência e o passado de cada um. Temos tudo para ganhar esta eleição", afirmou durante caminhada com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi também à capital maranhense reforçar a campanha.
Já Holanda Júnior, cauteloso, evita cantar vitória, apesar de comentar que o resultado das pesquisas se reflete nas ruas. "Vou continuar com os pés no chão e bastante humilde para que eu vença a eleição", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário