segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Depoimento: 20 anos sem política cultural em Ribamar

Extraido do Facebook de João de Deus

Por João de Deus.


Em 1992, retornei de São Paulo a São José de Ribamar. Naquela época haviam vários jovens preocupados com cultura de verdade aqui. O grupo Nova Geração, de dança; o Temar, de teatro; o Gutar, também de Teatro, dirigido pelo saudoso Manoel de Jesus; o Gama, de ecologia e que criou o Bloco Ecológico e por aí afora.
 Em 1992, realizamos o Manifesto Pão e Poesia, saímos distribuindo pão e poesia, da frente do antigo Cine Ribamar até a porta da Igreja. Queríamos a restauração do cinema e maior valorização da cultura e da arte.
 Hoje, parece inconcebível que em Ribamar já   teve gente preocupada com isso, pois os grupos que existem somente se apresentam durante as festas: Carnaval e São João e estão todos atrelados a políticos, não possuíndo nenhuma independência ideológica.
 Entra ano e sai ano, entra prefeito e sai prefeito e nenhum prefeito se preocupa em desenvolver a cultura do lugar, confundindo cultura com a realização de eventos com bandas de forro e axé, pois não consideram a cultura como algo prioritário, em sua dimensão pedagógica e de formação para a cidadania.
 Dão pequenos bônus aos grupos menores e grandes aos grandes grupos, durante os períodos festivos e os grupos ficam na dependência de favores de políticos e pessoas de bom coração para se locomoverem, fazerem suas festas de confraternização, seus figurinos, etc. Apresentam-se por mingaus e bolos nas residências.
 A cultura e a arte há que gerar renda para os jovens, na maioria carentes, ques e apresentam nos grupos por nada, perdendo sono e aulas. A cultura e a arte há que ajudar na formação desses jovens para a cidadania e a democracia.
Mas o que se vê são os dirigentes de danças envolvendo-se com futuros ou atuais candidatos e quando chega a eleição votam neles na troca de favores. Coloco esse folder para inicar um debate sobre o verdadeiro sentido da cultura e da arte em São José de Ribamar, cidade cheia de talentos desconhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário